Acesso Restrito

Esqueci a senha?

Notícias

Nossa seção de notícias, fique informado.

Notícias

Estiagem antecipa safra de cana em 45 dias na região de Piracicaba, SP

Estiagem antecipa safra de cana em 45 dias na região de Piracicaba, SP  Postado em May 9, 2016

A safra da cana-de-açúcar, na região de Piracicaba (SP), será mais curta neste ano, com antecipação de cerca de 45 dias, na comparação com os anteriores. O clima seco, com poucas chuvas, favorável à colheita, adiantou a produção, que geralmente termina em dezembro.

Somente na cidade, 70% da cana plantada já foi colhida neste ano, marca equivalente a 2,8 milhões de toneladas. No mesmo período de 2015, a produção atingia 60%.

Em 2016, a safra começou em 1º de abril e deverá se estender até, no máximo, a primeira semana de novembro, de acordo com o presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Arnaldo Antonio Bortoletto.

Hectares

A região que abrange os 75 municípios da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi) tem aproximadamente 150 mil hectares.

A estimativa é que sejam colhidas 25 milhões de toneladas de cana. Desse volume, cerca 55% constuma ser destinado à produção de açúcar e 45% para etanol.

Trabalhadores

A antecipação da colheita da cana-de-açúcar tem impacto negativo aos trabalhadores, segundo Bortoletto. "Com a safra mais curta, eles também são dispensados mais cedo", lamentou.

Próxima safra

Apesar de atual período de estiagem ter sido favorável para a colheita, que não precisou ser interrompida pelas chuvas, a seca pode prejudicar a safra seguinte. "É difícil porque, na safra, é preciso parar de chover, mas depois, está no processo de plantar e ou já colheu, necessita de chuva para que a cana cresça de maneira adequada", ressaltou.

Queda na produtividade

E em relação ao desenvolvimento da cana-de-açúçar, a estiagem não foi positiva. Bortoletto explicou que a produtividade registrada no campo neste ano foi menor que o do ano passado, com uma variação negativa de até 15%, devido a quebras da planta. "Acana plantada no fim da safra passada está em colheita, durante período de chuvas, que provoca a compactação do solo", disse.
 

Últimas Notícias

Embraer e WEG fazem parceria para desenvolver avião elétrico

Embraer e WEG fazem parceria para desenvolver avião elétrico

Leia mais
Fiat Chrysler apresenta proposta de fusão à Renault

Fiat Chrysler apresenta proposta de fusão à Renault

Leia mais
Grupo HEINEKEN inaugura parque eólico no Ceará

Grupo HEINEKEN inaugura parque eólico no Ceará

Leia mais

Localização


Rua Severino Massa Spinelli, 270, Sala 20,
Tambaú, João Pessoa / PB
CEP: 58039-210

(83) 3021.8821
(83) 99336.5973
(83) 99336.4318
(81) 99487.2507
atendimento@dmepreditiva.com.br