Acesso Restrito

Esqueci a senha?

Notícias

Nossa seção de notícias, fique informado.

Notícias

Diminuição do consumo de água na fabricação de cimento

Diminuição do consumo de água na fabricação de cimento Postado em July 22, 2016

Segundo o assessor de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos de Corumbá, a empresa já obteve 12% de redução no primeiro semestre de 2016.
Premiada com o Selo Verde, Votorantim Cimentos de Corumbá (MS) mantém produção ecoeficiente, com foco na reutilização de água industrial para diminuir o consumo hídrico. O desenvolvimento de um sólido sistema de gestão ambiental e o engajamento dos empregados para trabalhar conforme as diretrizes estabelecidas têm proporcionado mudanças significativas para a Votorantim Cimentos de Corumbá (MS). Nos últimos três anos, a empresa reduziu em quase 60% o consumo de água, reutilizando boa parte do volume gasto no processo produtivo.
Para 2016, a empresa pretende finalizar o ano com uma redução de 25% em relação a 2015. Segundo o assessor de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos de Corumbá, Jefferson Marques Correa, a empresa já obteve 12% de redução no primeiro semestre de 2016 em relação ao volume consumido no mesmo período do ano passado. “A união e a dedicação dos empregados para o alcance de resultado fazem toda a diferença. Além disso, a fábrica está sempre atenta às necessidades de atualizar o sistema de gestão ambiental, o que possibilita realizar melhorias contínuas que nos auxiliam muito a cumprir a meta”, afirmou Correa.
Os investimentos realizados pela Votorantim Cimentos para operar com respeito ao meio ambiente já proporcionaram, inclusive, um reconhecimento consagrado em Mato Grosso do Sul. Em 2015, a Votorantim Cimentos de Corumbá recebeu o Selo Verde, concedido por meio do Programa Senai de Ecoeficiência (PSE) às indústrias mais bem avaliadas em performance ambiental. A Votorantim Cimentos se inscreveu pela primeira vez no prêmio e conquistou o selo para utilização nas embalagens de seus produtos e em campanhas institucionais.
Legado ambiental – Com 63 anos de operação, a Votorantim Cimentos de Corumbá gera 300 empregos diretos e indiretos. Os empregados e a maioria de seus fornecedores são moradores da comunidade local. A produção do cimento da marca Itaú é destinada a atender todo o Estado. Além de cimento, a unidade produz brita para atender o mercado da construção civil.
Ao longo das últimas seis décadas, a fábrica Votorantim Cimentos de Corumbá passou por diversos processos de modernização, sempre buscando o ganho na produtividade e redução dos impactos ambientais na região. A fábrica recebeu, por exemplo, novos filtros para controle de emissão e ganhou uma bacia para reaproveitamento de água. Em 2015, a empresa instalou sete hidrômetros e a otimização da Estação de Tratamento e Reuso de Águas Industriais em sua unidade, responsáveis por tratar e reutilizar 100% dos efluentes gerados pela companhia.
Para melhor gerir as ações na área de meio ambiente, a empresa formou, também no ano de 2015, um comitê de gestão ambiental. Composto por 12 empregados, o comitê monitora atividades diversas para identificar pontos de atenção. A partir desses levantamentos, serão desenvolvidas soluções práticas para prevenir e controlar ocorrências, como vazamento de óleo, vazamento de água e emissões atmosféricas fora dos padrões.
A fábrica faz ainda a destinação adequada dos resíduos. No ano passado, a taxa média de reaproveitamento alcançada pela unidade foi de 75%. Nesse período, a empresa garantiu a destinação de 100% dos resíduos orgânicos, gerados no refeitório, por meio de implantação de composteira para atender a demanda de material do preparo de alimentos e de resto de comida.
Além das ações de participarem do comitê de gestão ambiental, os empregados da fábrica de Corumbá também realizam o Programa Continuado de Educação Ambiental na Escola Estadual Carlos Castro. Eles compartilham as experiências e valores socioambientais, contribuindo com a mobilização para preservação do meio ambiente local, regional e global.
 

Últimas Notícias

Embraer e WEG fazem parceria para desenvolver avião elétrico

Embraer e WEG fazem parceria para desenvolver avião elétrico

Leia mais
Fiat Chrysler apresenta proposta de fusão à Renault

Fiat Chrysler apresenta proposta de fusão à Renault

Leia mais
Grupo HEINEKEN inaugura parque eólico no Ceará

Grupo HEINEKEN inaugura parque eólico no Ceará

Leia mais

Localização


Rua Severino Massa Spinelli, 270, Sala 20,
Tambaú, João Pessoa / PB
CEP: 58039-210

(83) 3021.8821
(83) 99336.5973
(83) 99336.4318
(81) 99487.2507
atendimento@dmepreditiva.com.br